Livros

Extraordinário (R. J. Palacio)

CAPA

Que saudade que estava de fazer resenha, vocês devem ter percebido que mudei totalmente o blog, ele já não me fazia bem e por isso a mudança total! Mas claro que voltarei com as resenhas e nada mais justo que fazer a primeira resenha com uma das minhas melhores leituras de 2014, Extraordinário.

IMG_20140921_084908

August (Auggie) é um menino de 10 anos que nasceu com seu rosto deformado, e desde pequeno é “acostumado” a ver as pessoas olhando estranho para ele. No início do livro ele descreve seu rosto afirmando que não importa o quão feio você esteja pensando que ele é, porque provavelmente a realidade é pior.

IMG_20140921_090758

Desde pequeno Auggie foi educado pela mãe, mas pela primeira vez ela sugere que ele comece a frequentar um escola, afirmando que o convívio com outras pessoas de sua idade seria muito importante sua educação e crescimento. Auggie fica com um pé atrás de aceitar, mas acaba aceitando com a condição de que ele poderia parar desde que tivesse um bom motivo para isso.

IMG_20140921_090202

O livro traz uma mensagem muito bonita, mas, diferentemente do que muitas pessoas pensam, não é aquela mensagem de lição de moral. A mensagem é passada aos poucos, conforme vamos vendo as diferente visões da história. Aliás, o fato de ter vários narradores deixou a história muito mais rica, fazendo com que tenhamos vários pontos de vistas para formar nossa opinião, afinal, é difícil separar “certo” e “errado” com apenas quando sabe o que uma pessoa pensa e sente.

IMG_20140921_090124

Uma das melhores coisas do livro foram os preceitos do Sr. Browne, onde uma vez por mês ele passava um preceito para os alunos pensarem e melhorarem seu dia a partir disso (e esse mês lançou o livro com 365 preceitos *o*). E os alunos também poderiam mandar seus preceitos através de cartões postais!

IMG_20140921_090006

As vezes precisamos de um choque de realidade, para lembrar que os nossos problemas podem ser muito pequenos para tanta reclamação. Além disso, reforçar que o que vemos na aparência de uma pessoa nem sempre traduz o seu caráter. O famoso: Não julgue a pessoa pela aparência, ou, no caso, não julgue o livro pela capa!

IMG_20140921_084951ISBN: 9788580573015 – Páginas: 313 – Classificação: 5/5 

Onde comprar:

SubmarinoSaraiva Cultura Book Depository 

Anúncios

3 comentários em “Extraordinário (R. J. Palacio)

  1. Parabéns pelo blog e pela resenha. Já tinha ouvido falar do livro e até considerado lê-lo, mas desisti pensando ser destinado à um público mais infantil (acho que a capa meio que causa essa impressão né?), mas depois do que escreveu procurarei por ele 😉

    1. Muito obrigada, Felipe. Confesso que tinha muito receio em ler esse livro, mas percebi ser totalmente diferente do que pensei que era. Realmente, o público dele é mais infantil, porém chega a ser aquele livro que encanta a todo tipo de público e que, por fim, superou minhas expectativas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s