Papo amigo

Sobre vestibulares e afins…

Vocês devem ter percebido que por semana passada não houve post no blog – e infelizmente talvez venha ocorrer mais vezes -, mas isso tudo tem uma razão, a qual é o mesmo tema que venho falar um pouco hoje: Vestibular!

Não sei para vocês, mas para mim os vestibulares já começaram domingo e só quem já passou ou está passando por essa fase sabe a correria, o nervosismo e a ansiedade que é. E hoje, vou compartilhar com vocês um pouco das minhas experiências e também mais sobre vestibulares, profissões e formas para se estudar sem pagar nada.

  • Profissões

A dúvida que muitas pessoas tem é na hora de escolher a profissão que querem seguir, sempre rola aquele medo de escolher algo e se arrepender no futuro. Realmente, escolher a profissão que quer seguir não é fácil, mas um dica que dou é: não escolha profissão pelo dinheiro, faça o que você gosta e seja o melhor naquilo. Se você fizer algo que não gosta pelo dinheiro, você nunca será bom o suficiente, enquanto se fizer algo que gosta fará e tudo para ser o melhor e irá crescer na vida, conseguindo dinheiro -e o melhor- por algo que você gosta de fazer.

Para quem tem dúvida sobre o que cada profissão faz, como funciona, qual faculdade tem o curso, salário mínimo da profissão e como funciona o mercado de trabalho, o Guia do Estudante traz todas essas informações. Nele você também encontra a Máquina de Profissões, no qual você faz um teste vocacional para ver qual profissão seu perfil se encaixa (no meu caso, deu tudo o que eu não faria, então não confie totalmente em suas opções, procure mais sobre a profissão e veja se você gostaria de fazê-la).

Outra dica que dou é conversar com pessoas que atuam nas profissões que você tem dúvida, elas podem te explicar melhor sobre a profissão fazendo com que você tenha uma certeza a mais se é ou não aquilo que você quer.

  • Vestibulares

Para quem nunca prestou vestibular, é mais difícil se jogar de cabeça nesse “universo” desconhecido, por isso recomendo que, um ano antes de prestarem o vestibular para concorrer, façam como treineiros para ter ao menos uma noção básica do que esperar no ano seguinte. Ou, para quem vai fazer direto, pode também estudar pelas provas de anos anteriores (que costumam ser divulgadas pelas universidades)

Outra coisa muito importante é que, 80% da maioria dos vestibulares são pura interpretação, basta ler com atenção e já terá a resposta ou pelo menos terá desclassificado algumas alternativas. E também, fique atento a pegadinhas, muitas vezes pode acontecer de ter um detalhe que não é útil ou uma informação de uma maneira diferente da que você conhece, só para ver como está seu nível de atenção.

Sempre fique atento nas datas de inscrição, pois há vestibulares que a inscrição são apenas de 1 semana, então é bom sempre estar entrando no site e dando uma olhadinha. E pra quem não sabe onde fazer ou qual faculdade é pública/federal, no wikipedia você acha uma lista com o nome de todas, aí é só entrar no site da faculdade para saber mais.

  • Formas para estudar (sem pagar nada)

Com o acesso a internet tudo ficou ficou mais fácil, inclusive o estudo. Antigamente as pessoas iam na biblioteca, hoje vão pro google e pra falar a verdade só não estuda e passa em uma faculdade quem não se esforça. Cada vez mais formas diferentes para se aprender, e hoje, vou mostrar para vocês alguns sites/blogs/canais para estudar.

Descomplica

Sem via de dúvida essa vai ser minha primeira indicação, os melhores professores e as aulas mais engraçadas com conteúdo com certeza estão aqui. O descomplica se encontra no youtube e no blog, também existe as aulas pagas, mas ó com as gratuitas já dá para tirar bom proveito. No blog eles colocam vários exercícios, matérias, resumos, atualidades e etc., fora que os professores são os mais amorosos e divertidos que existe!

Currículo+

Nesse site você pode escolher a matéria que deseja e o assunto, então encontrando jogos/vídeos/sites sobre o assunto procurado. É uma maneira divertida de se estudar através de jogos, estimulando o cérebro de um jeito divertido e menos entediante.

Vestibulares passados

Já falei um pouco dessa dica, mas vale a pena relembrar. Estude por vestibulares passados, pois eles seguem um padrão e as questões são dos mesmos formatos, vale a pena tentar resolver e depois consultar o gabarito.

Guia do Estudante

No guia do estudante tem vários jogos e simulados para estudar. Nele também você encontrar testes para ver sobre nível de inglês, se tal curso combina com você e coisas do tipo. É um site bem bacana quando de trata de faculdades.

Músicas (Paródias) e Macetes 

Vocês provavelmente já devem ter visto alguma músiquinha sobre alguma matéria, ou até mesmo para decorar fórmulas e são coisas que grudam na cabeça e acaba tornando o estudo mais fácil. E foi assim que eu aprendi sobre oxidação:

Existem várias outras plataformas/formas de estudos e sites de matérias em específicos, basta dar uma procuradinha que você encontra umas coisas bem bacanas.

  • Dicas Rápidas

  1. Treine fazer contas sem usar calculadoras, você não poderá ser dependente dela nesse momento.
  2. Se você pode escolher o idioma estrangeiro e sabe o minimo de inglês, escolha espanhol, pois é mais dedutório até para quem nunca teve contato com o mesmo.
  3. Faça paródias e frases engraçadas para lembrar da matéria e de fórmulas.
  4. Se você for chutar, assinale todas as questões que for chutar na mesma letra, pois a probabilidade de acerto é maior.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s