Filmes · Livros

Livro X Filme | MAZE RUNNER: Correr ou Morrer e A Prova de Fogo

Como a grande maioria de livros que são adaptados no cinema existem suas diferenças, alguns chegam a ser diferenças gigantescas, alguns são apenas detalhes, algumas alterações, alguns acontecimentos ocultados, e para os fãs dessas sagas que viram filmes, nós sabemos quais são as diferenças e a que ponto elas são aceitáveis.

Eu penso da seguinte forma: um filme baseado num livro deve ser o mais fiél possível, principalmente se esse livro for de uma saga, pois um acontecimento alterado num primeiro filme, pode colocar toda a sequencia em risco.

Uma das piores adaptações que eu já vi no cinema foi “Percy Jackson”, que por mudanças imensas do primeiro filme, acabaram criando uma historia totalmente diferente no segundo, o que obviamente não agradou nenhum fã dos livros.

Mas hoje vim falar sobre os livros de James Dashner – Maze Runner. Faz um tempinho que o segundo filme (A Prova de Fogo) lançou, porém só assisti recentemente pois estava terminando de ler o último livro.

Obviamente, contém spoiler para quem não leu e pretende ler.

MAZE RUNNER – CORRER OU MORRER

2014_the_maze_runner-wide.jpg

Na primeira adaptação, acredito que tiveram sim algumas mudanças que considerei desnecessárias, porém o entendimento da história continua a mesma. Há algumas mudanças sutis como: Thomas não se lembra do seu nome no filme, que no livro, ao contrario, é a única coisa que se lembra. Os clareanos eram pacientes com Thomas, porém no livro, eram tão arrogantes que me dava raiva as vezes. Mas o que mais me irritou no filme todo foi a chegada de Teresa, que no livro fica em coma a maior parte e no livro ela acorda bem rápido, se isola e começa a jogar objetos nos clareanos. Além disso, a telepatia entre Teresa e Thomas é ocultada no filme. A fuga do labirinto acontece de forma um pouco diferente também, pois o Buraco dos Verdugos no livro é em um penhasco, que os clareanos sabem exatamente onde ficam e no filme é em um lugar super escondido, onde nem sabiam de sua existência.

Há mais algumas diferenças, mas bem poucas e bobas, por exemplo, no livro Alby diz pra Thomas que nunca chove na Clareira, o que explica algo muito interessante nos próximos livros, porém no filme, há uma cena que está chovendo e não fará sentido nos próximos filmes. Porém acredito que o entendimento da história foi a mesma e pra quem só assistiu, é um ótimo filme, que foi o meu caso, já que gostei tanto do filme, que me interessei nos livros.

MAZE RUNNER – A PROVA DE FOGO

maze-runner

Não posso dizer o mesmo sobre A Prova de Fogo, que desde que vi o trailer já fiquei muito decepcionada pois ali eu já sabia que mudariam horrores do livro. Farei um tópico para falar das mudanças para facilitar.

O REFÚGIO:

O livro começa com os Clareanos bem alimentados, bem vestidos e confortáveis. Mostra também Thomas preocupado, tentando se conectar com Teresa. Mostra Cranks querendo atacar a pequena casa em que estão, sem funcionários do CRUEL. Lá, os garotos descobrem que Teresa não está mais lá, e sim um garoto em seu lugar: Aris, que traz consigo a informação de que havia um grupo B em outro labirinto, recheado de garotas. Depois da ilusão de corpos sangrentos na sala, eles recebem a visita do Homem-Rato, que os coloca em uma nova fase dos experimentos: o deserto. Essa é a versão do livro. O filme já começa completamente diferente, com os Clareanos vivendo com milhares de outros grupos (talvez o C, D, E?) em uma construção enorme cheia de tecnologia, armas, remédios e segurança. No filme, Aris e Thomas encontram uma sala secreta com vários adolescentes ligados a tubos, como se estivessem sendo sugados ou então petrificados. Não sei o que é mais medonho, os adolescentes pendurados, ou essa mudança drástica.

O DESERTO:

No livro, o deserto é o cenário da fase dois dos experimentos do CRUEL, eles ficam quase o livro todo la. Se deparam com um calor insuportável, chuvas traiçoeiras e cranks. E o número de clareanos vai diminuindo toda hora. No filme o deserto quase nem é mostrado e Thomas e os clareanos vão para la por vontade própria, para fugir do CRUEL.

TERESA:

Eis aqui uma mudança gigantesca. Nos livros Teresa não é encontrada no refugio, não vai para o labirinto com o grupo de Thomas, e no final do livro tenta mata-lo por causa de algumas reviravoltas. No filme, ela não tem muito destaque e é colocada novamente como a do contra.

OS CRANKS:

No livro, o fulgor é mostrado como uma doença que afeta lentamente o cérebro, ou seja, nos primeiros estágios da doença, eles tem consciência e podem falar. Já no filme, foram tratados como zumbis.

BRENDA:

Como não ficar irritada quando mudam totalmente sua personagem preferida? A aparência dela foi mudada completamente. A maioria dos momentos dela com o Thomas foram mudados, porém a mudança mais gritante foi que no filme ela não é imune ao fulgor, e é infectada no final do filme.

BRAÇO DIREITO:

O grupo não é mencionado no segundo livro, somente no terceiro. Porém no filme já aparecem, e estão todos organizados e com membros do grupo B participando, o que não fez o menor sentido.

O FINAL:

É, o final. No filme, os garotos encontram o Braço Direito, Teresa os dedura para o Cruel e a organização entra com armas no território inimigo. Ava Paige tenta convencer Thomas de que Cruel é bom, e assume que as memórias de Teresa haviam voltado, portanto, ela estava do lado deles. Teresa vai com o Cruel por vontade própria e ferido, Minho (que mal apareceu no filme), também é levado.
Thomas fica extremamente com raiva e decide que irá atrás deles para resgatar Minho. Depois de um discurso bravio, Brenda, Jorge, Newt e os demais decidem ficar ao seu lado, e assim, o filme acaba. No livro, nada disso acontece. No final de Prova de Fogo, os Clareanos resistentes enfrentam uma batalha com Cranks no deserto e depois são resgatados pelo Cruel, que promete não os impor mais provas. Não há muitas respostas nesse livro: as memórias de Teresa não voltam e Ava Paige não participa como personagem.

E aí, o que acharam de todas essas mudanças? Necessárias ou catastróficas?

Anúncios

5 comentários em “Livro X Filme | MAZE RUNNER: Correr ou Morrer e A Prova de Fogo

  1. Menina, eu não tive vontade nenhuma de ler os livros. Vi ambos os filmes e quase me mato no segundo. Achei muito ruim mesmo… Mas eu fico meio tensa pra opinar sobre diferentes histórias em livros e filmes. Quando o filme sai, eu JÁ SEI que vou ter uma experiência totalmente nova e seguramente sem precedentes, mesmo que eu tenha lido o livro. Eu consigo separar bastante essas duas instâncias, sabe? São duas formas de fazer arte e inclusive as produções sao totalmente diferentes, então eu nunca tenho a pretensão de ver um filme baseado em um livro e que seja igualzinho ao livro. Não sei se você me entende. Ao mesmo tempo acho bacanérrimo esse tipo de post pra destacar bem as diferenças e de repente já deixar a galera ciente do que vão encontrar. Parabéns pelo post todo completinho. Beijo! ❤

    1. Sim, entendo do que esta falando e concordo, nunca vai ser algo bem parecido pois são mídias diferentes. Mas a minha critica maior é quando mudam tanto que a historia muda totalmente, como foi o caso do segundo filme, pois o primeiro, apesar das diferenças, acredito que tenha sido bom sim, pois o entendimento no final é o mesmo, ja no segundo isso não acontece, parece duas historias diferentes. E muito obrigada! Beijo!

  2. Para mim O Filme segue no mesmo sentido da saga Resident Evil, Onde se pega o elemento principal e os personagens e fazem oque acharem melhor, li os dois primeiros livros e achei fantástico, não sou de ler muito porem ‘devorei’ esses livros de tão bons que são, quando vi o Filme fiquei completamente decepcionado, o sentimento é o mesmo de quem conhece Resident Evil dos jogos e vai ver os Filmes !!! É Triste…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s